Como o gerenciamento de identidade e acesso se relaciona a todos os processos de uma empresa
Como o gerenciamento de identidade e acesso se relaciona a todos os processos de uma empresa
Você sabe quem acessa os dados da sua empresa? Toda rede corporativa é complexa e cresce com o tempo: dezenas ou centenas de usuários, servidores, dispositivos, conexões, diferentes hardwares e softwares. Muitas vezes fica difícil manter o controle de toda a estrutura de TI e gestores desistem do monitoramento da segurança da informação, apoiando-a apenas na confiança em usuários, acarretando em grandes desastres e/ou acidentes de segurança.
É exatamente nessa vertente que a Gestão de Identidade e Acesso atua, sendo um serviço completo para o controle de todo o ambiente de TI. A gestão de identidades e de acesso (Identity and Access Management) consiste em um conjunto de processos e tecnologias para gerenciar identidades de pessoas, serviços e coisas, bem como o relacionamento e a confiança entre essas.
Antes de tudo, o que é identidade digital?
Identidade digital é a primeira fonte principal de ação no gerenciamento de identidade e acesso. A identidade, no contexto digital, refere-se a credencial que autoriza o acesso de sistemas ou redes corporativas, como uma representação digital dos dados relacionados com uma pessoa, empresa, sistema, máquina, acessível através de dispositivos computacionais.
Para realizar essa verificação, o sistema a credencial em busca de características especificas daquele usuários, também conhecidas como “fatores de autenticação”.
Os três fatores de autenticação mais amplamente utilizados são:
- Algo que o usuário sabe
- Algo que o usuário possui
- Algo que o usuário é
Então, como gerenciar as identidades?
Tendo confirmado a identidade do usuário, sistema ou hardware pela autenticação de credencial no banco de dados, são liberados os acessos de nível adequado para cada usuário. Ao invés de um usuário e senha, o IAM permite que sejam determinados níveis de acesso, como: edição, visualização e comentário.
Com isso, o departamento de TI provê acesso aos usuários baseado em função na organização, departamento ou outras categorias definidas pelos gestores. Além de tudo isso, as ferramentas dessa solução de identidade gera relatórios a partir de ações na plataforma, por exemplo, tempo de login, acesso a sistemas e tipos de autenticação, que podem ajudar na compliance e proteção de dados.
O que posso esperar de uma solução de gestão de identidade e acesso?
A gestão de identidade e acesso faz parte também da arquitetura Zero-Trust, e deve levar os mesmos princípios e políticas. Como uma solução completa, além de gerenciar as credenciais, o IAM colabora também para a proteção de dados em cumprimento à LGPD, garante maior segurança para o ambiente de TI e conscientização entre os colaboradores, fortalecendo a imagem da empresa interna e externamente. Confira as principais soluções que integram a Gestão de Identidade e Acesso.
- Gestão de identidade: gerindo acesso aos recursos tecnológicos em níveis de identidade.
- Acessos seguros: a partir da gestão de identidade, a verificação de credenciais traz maior segurança para todo o ambiente de TI
- Controle baseado em políticas: cada colaborador deve possuir a autorização apenas para funcionalidades necessárias para suas tarefas, evitando o excesso de privilégio.
- Política Zero-Trust: garante que todos os membros da organização estão constantemente sendo identificados e tendo seu acesso devidamente gerido.
Tenha total controle da segurança da informação da empresa e habilite informações e recursos para as pessoas certas, no momento ideal. Saiba como a Next4Sec pode te ajudar a proteger sua empresa e ter visibilidade total sobre seu ambiente de TI.